FORMATURA

FAB forma mais de 600 novos Sargentos Temporários

Militares prestaram compromisso à Bandeira Nacional e vão servir em diversas Organizações Militares
Publicada em: 10/07/2023 18:44
Imprimir
Fonte: DIRAP e SEREP-SP
Edição: Agência Força Aérea

Formandos do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, entre os dias 30/06 e 07/07, de solenidades alusivas à conclusão do Curso de Formação de 2023 em diversas Organizações Militares. Durante a cerimônia, os 615 novos militares, integrantes do Quadro de Sargentos Convocados (QSCON), desfilaram e prestaram compromisso à Bandeira Nacional.

Os eventos contaram com a presença de autoridades civis e militares locais, bem como familiares e amigos, que puderam testemunhar de perto a dedicação e o comprometimento desses formandos em servir à Pátria. As solenidades foram realizadas sob a coordenação dos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), assim como nas demais Organizações Militares formadoras, dentro de sua área geográfica de atuação.

Durante as cerimônias, foram destacados valores como hierarquia, disciplina, comprometimento, profissionalismo e patriotismo que os Sargentos Temporários internalizaram ao longo de sua formação inicial, uma vez que estes são os princípios que os nortearão ao longo do período de prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV).

Para o Chefe do SEREP São Paulo, Coronel de Infantaria Dailo Gonçalves de Aquino Júnior, o Sargento da Aeronáutica desempenha um papel fundamental como um elo entre os oficiais e a tropa. "Os novos sargentos ocupam agora uma posição estratégica na hierarquia militar, sendo responsáveis por transmitir e implementar as diretrizes e valores da Força Aérea Brasileira junto aos militares que estarão sob sua liderança”, destacou.

A Sargento Técnico em Administração Eliane Avelar de Melo, que é do Rio de Janeiro (RJ), escolheu servir à FAB em São Paulo (SP). "É uma emoção muito grande, por toda a dificuldade que passei e pelo apoio que recebi de toda turma e da coordenação do curso, me sinto em casa e preparada para servir a minha Pátria", declarou.

O Chefe do SEREP Manaus, Coronel de Infantaria Michel Lima Marques, considera uma grande satisfação realizar a transição de cidadãos civis para militares altamente capacitados. "Eles estão prontos para contribuir e trabalhar nas Organizações Militares do COMAER", ressaltou.

Quadro de Sargentos Convocados

O Processo Seletivo de Profissionais de Nível Médio do Comando da Aeronáutica (COMAER) visa convocar, selecionar e incorporar voluntários com competências para atuar, por um período de até 8 anos, nas áreas técnico-administrativas do COMAER.

Após suas incorporações, os formandos passam por um intenso processo de treinamento e capacitação, que abrange disciplinas teóricas e práticas, com ênfase nas suas áreas específicas de atuação. A formação inclui aulas sobre legislação militar, ordem unida, segurança operacional, administração e outros temas relevantes para o desempenho de suas funções no âmbito do COMAER.

Fotos: SEREP-SP; SEREP-RF, SEREP-RJ e SEREP-BE

imagens/original/45817/Formandos_da_1a_fase_do_Estagio_de_Adaptacao_para_Pracas_(EAP)1___SEREP_RJ.jpg
imagens/original/45817/Formandos_da_1a_fase_do_Estagio_de_Adaptacao_para_Pracas_(EAP)2___SEREP_BELEM.jpg
imagens/original/45817/Formandos_da_1a_fase_do_Estagio_de_Adaptacao_para_Pracas_(EAP)3__SEREP_BELEM.jpg
imagens/original/45817/Formandos_da_1a_fase_do_Estagio_de_Adaptacao_para_Pracas_(EAP)3___SEREP_RECIFE.jpg
imagens/original/45817/Formandos_da_1a_fase_do_Estagio_de_Adaptacao_para_Pracas_(EAP)___SEREP_RJ.jpg
imagens/original/45817/SEREP_SP1.jpg